Qual o chão da sua Espiritualidade?
Por Joel Marc
Créditos da imagem: unsplashEspiritualidade é algo que embora não material, está relacionada à vida concreta, interagindo com toda a experiência da vida, ela não é algo desintegrado, não acontece no vácuo, só no campo da emoção, da razão ou das vivências, pelo contrário, se integra e toca o chão da vida em sua totalidade e diversidade abrangente.
Espiritualidade é própria do ser humano, somos espíritos encarnados, que lidam o tempo todo com o transcendente e com o imanente, com o imaterial e o concreto, não de forma fragmentada ou independente, mas mutuamente num todo integrado. Assim é a Espiritualidade e por isso suas manifestações são diversas, ela toca culturas diversas, religiosidades diversas, jeitos de ser e viver diversos, mas ela sempre vai estar presente porque faz parte do [ser] humano; é indissociável a ele.
Pensando dentro das Espiritualidades Cristãs, um conceito interessante que ajuda a pensar a integração e diversidade dessas características, é o conceito de “Espiritualidade Mundana”¹; no sentido de uma espiritualidade que exige racionalidade, sentimento e vivência no mundo, pois a espiritualidade autêntica não nos retirado do chão da vida, pelo contrário, nos insere empaticamente em interação com o mesmo, assumindo o exemplo do Cristo encarnado quando por sua vez pisou o chão da Galiléia iluminando os becos mais escuros da vida.
Como seguidores de Jesus enquanto agimos no mundo lidamos com os diversos lugares onde a vida acontece e, por dialogar e ser vivida em diversos cenários contextuais onde cada seguidor de Cristo está presente, a Espiritualidade é naturalmente abrangente, com diversas manifestações a partir da vontade do Espírito Santo em nós, através de nós e apesar de nós. Por isso não limite a ação do Espírito Santo apenas ao chão que você conhece.
Conceito trabalhado pelo Teólogo Timóteo Carriker no livro “Trabalho, Descanso e Dinheiro” da editora Ultimato, 2001.
Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.