A Verdade nua

Por Joel Marc

Créditos da imagem: Freepik

Cresci ouvindo meus pais contando uma parábola judaica sobre dois personagens, a Verdade e a Mentira. Nessa parábola a convite da Mentira a Verdade aceitou banhar-se juntamente com ela no rio, enquanto a Verdade estava despercebida, a mentira astuta saltou no riacho, rapidamente vestiu-se das roupas da verdade e saiu pelo mundo. A verdade por sua vez, certa de sua pureza e inocência, nada tendo do que se envergonha e não querendo de modo algum vestir as roupas da mentira, preferiu sair nua a caminhar na rua. Desde então, aos olhos das pessoas, ficou mais fácil aceitar a Mentira transvertida de verdade do que aceitar a Verdade nua e crua.

Na pós-modernidade com o crescimento do Relativismo, que afirma a relatividade do conhecimento humano e a incognoscibilidade do absoluto e da verdade, a mentira não só encontrou caminho fácil para vestir as roupas da verdade, mas também desfrutou de um solo fértil para semear a pós-verdade e dizer: - Na verdade (na minha “verdade”) essa roupa nunca foi sua, sempre foi minha! Esse solo fértil está sobremodo presente nas redes sociais, através das famosas “fakenews” onde novamente temos o cenário de uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade atraindo a muitos.

Recentemente nos EUA, Edgar Maddison Welsh, de 28 anos, entrou na pizzaria Comet armado com fuzil por conta de informações falsas que vinculavam a pizzaria com uma rede de pedofilia, essa teoria da conspiração ficou conhecida pelo nome de 'Pizzagate ', o caso demonstra de forma bem explicita o perigo dos rumores nas redes sociais. Sem perceber que estava sendo enganado por uma Fakenews, em sua visão míope, Edgar pensava estar agindo em prol da justiça e quase chegou a ferir pessoas inocentes, quando efetuou o disparo da sua arma no estabelecimento em questão. Depois de investigações policiais ficou comprovado que a história do suposto funcionamento de uma rede de pedofilia não passava de mais uma ação da mentira vestida com as roupas da verdade.

O Apóstolo Paulo na carta aos efésios orienta a igreja: “Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.” (Ef. 4.25). No Evangelho segundo escreveu João também existe a afirmação de que não abandonar a mentira e andar de mãos dadas com as suas sutilezas é o mesmo que pertencer, e ser filho do diabo:

Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44. NVI)

Como filhos de Deus, devemos andar no Espírito da Verdade (Jo: 16.13), o próprio Jesus afirmou ser a verdade, o caminho e a vida (Jo:14.6), o que aos cristãos não dá margem para viver debaixo do relativismo, pois cremos não apenas na existência da verdade, mas que ela é a sustentadora de todas as coisas( Cl:1.17) - uma vez que Cristo é a Verdade. Reconheço que no tempo presente nem sempre é fácil desmascarar a mentira vestida com as roupas da verdade, mas tenhamos o mesmo sentimento e ação dos bereanos (At: 17.11), examinando todas as coisas com a lente das Escrituras, para que em nossos lábios não carreguemos a mentira ou divulguemos suas obras, mas que sejamos cheios da verdade, que liberta (Jo: 8.32) ainda que andando pela rua “nua e crua”.

Referência

WENDLING, Mike. The saga of 'Pizzagate': The fake story that shows how conspiracy theories spread. bbc.com. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/news/blogs-trending-38156985. Acesso no dia: 16.12.2020.

  • Joel Marc

    Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.