A missão integral de Deus
Por Marcelo Santos
O teólogo e pastor C. René Padilla morreu na terça-feira (27/04/2021) aos 88 anos. Conhecido como o “pai da Missão Integral”, promoveu uma grande contribuição e revolução para a sua geração.
A teologia da Missão Integral com identidade latino-americana surgiu do esforço de Padilla com o apoio de muitos teólogos, pastores e líderes eclesiais que, observando a necessidade de uma expressão teológica coerente com o contexto das necessidades do povo latino-americano, se voltaram para a tarefa de refletir sobre o texto bíblico e a aplicação de sua verdade à vida cotidiana contemporânea em todos os seus aspectos.
O estudo partiu do fato de observar um povo de Deus espiritualizado, cultuado que, com interpretações dualistas de sua responsabilidade para com o mundo, postergou a ação de mudança e a abertura de expressões de esperança para milhares de necessitados.
A mudança necessária para que a ideia de Missão Integral seja incorporada na vida da Igreja tem a ver com a forma como a relação da Igreja com o mundo é concebida. Aos poucos vai sendo superada a ideia de que a missão cristã pode ser definida exclusivamente em termos do mandato de evangelizar com o propósito de “salvar almas” e plantar igrejas. Já não é de estranhar que nestes círculos se admita que a missão visa a restauração da Criação de Deus em todas as suas dimensões e que, consequentemente, inclui o espiritual e o material, o pessoal e o social, o privado e o público.
A reflexão teológica a partir do contexto latino-americano conduziu-nos definitivamente a uma nova forma de conceber a missão da Igreja. A Missão Integral obedece ao chamado de Deus à Igreja em cumprimento de seu propósito de restaurar toda a Criação em Cristo e para Cristo em cada contexto sociocultural e histórico, de modo que todas as áreas da vida sejam afetadas positivamente através da proclamação do evangelho de Cristo, discipulado, serviço, adoração, cuidado pastoral e unidade. É, por sua vez, a tentativa de cumprir o chamado mandato cultural (Genesis 1:28), no qual Deus abençoou o homem e a mulher, delegando-lhes a "fecundidade e o domínio da terra".
O cumprimento dessa missão hoje é proposto como um estilo de vida para todos os cristãos que estão na América Latina, que lhes permite crescer e se transformar em tudo, com a direção e ordem de Deus, até a vida plena. A obediência a este mandamento implica ser crítico, atencioso e praticar o uso de todos os dons e talentos que Deus deu à sua Igreja. A teologia da Missão Integral reconhece que a Igreja é o agente do Reino e contém em si as capacidades e os instrumentos necessários para cumprir a tarefa pela força do Espírito Santo.
Agradecemos ao nosso eterno Deus pela vida e contribuição preciosa dos estudos e reflexões que Padilla promoveu em vida. Com o seu legado aprendemos que devemos buscar o processo de criação de uma comunidade de adoração e louvor a Deus, bem como de solidariedade e partilha; que atende plenamente às necessidades abrangentes de homens e mulheres; que denuncia o pecado, liberta os cativos, anuncia o perdão e indica o caminho da verdade. Obedecer a este mandato missionário implica ser crítico e reflexivo, utilizando todos os dons e talentos que Deus deu ao seu Corpo.
Mestre em Educação pela Universidade Interamericana (2019). Especialista em Teologia e Missões pela Faculdade Latino-Americana (FLAM - 2023), pós-graduando em Terapia de Casais pela Faculdade Prisma e Bacharel em Teologia pelo Centro Batista de Educação, Serviço e Pesquisa (CEBESP - 2020). Possui Extensão Universitária em Igreja e Missão, Educação Cristã e Aconselhamento pela FLAM - Faculdade Latino Americana (2021). Colunista do Chão da Vida e professor universitário na área de tecnologia e teologia em diversas universidades.