A vida pede pausa.

Por Marcelo Santos

A vida pede pausa

Ao ouvir uma das belas canções da Amanda Rodrigues (ou simplesmente ‘Manda’) fui levado a refletir sobre a forma como levamos as nossas vidas. Com a pandemia e o isolamento social, segundo a cantora e compositora, “agora a vida pede pausa pra enxergar o que realmente importa”.

Após ouvir essa música várias vezes, comecei a me indagar a partir de duas perguntas:

- O que realmente importa?


- O que me traz alegria e o que me leva à expressão mais completa de quem eu sou?

Essas duas perguntas são muito interessantes, pois anteriormente ao “caos desta realidade” estávamos apenas preocupados em aprender a dominar o dia. Com a pandemia, começamos a questionar a nossa própria fé, nossos valores e a nossa jornada espiritual.

Estamos procurando entender as mudanças no mundo...

Sinto que estamos mais propensos a fazer grandes perguntas sobre o nosso lugar no mundo ou sobre qual seria o significado da vida. O vírus, o caos social – incluindo a violência ligada a este - e os protestos que acompanhamos com certa frequência (tanto os movimentos pró-governo quanto os movimentos e mobilizações opositores), afetaram de forma desproporcional as nossas vidas.

Talvez, durante esse tempo, você tenha feito um exame de consciência e percebido que deseja mudar algum aspecto de si mesmo ou da forma como vive. Ou, talvez, você tenha decidido que deseja viver uma vida mais autêntica e alinhada com os valores e as coisas pelas quais você se preocupa profundamente.

Jesus nos alerta a mudar o foco de nossas atenções quanto aos nossos questionamentos e indagações. Veja o trecho a seguir:

“Portanto, não se preocupem dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘Que vamos beber? ’ ou ‘Que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal".
Mateus 6:31-34

Lendo esse texto e voltando a refletir na música apresentada no início do texto, podemos concluir que a vida pede uma pausa!

Os nossos problemas e dilemas do dia a dia conseguem realmente consumir a nossa paz e espiritualidade.

Que possamos olhar além das respostas usuais e que estejamos dispostos e ser capazes de desafiar o que valorizamos e acreditamos - para descobrir se é baseado na nossa verdade ou na verdade de outras pessoas.

Minha oração é para que a sua busca diária seja centrada no Reino de Deus e na sua justiça, para que todas as outras coisas (PAZ, AMOR, HARMONIA, GENEROSIDADE, JUSTIÇA SOCIAL, ALIMENTO, MORADIA, RESPEITO, EDUCAÇÃO...) sejam acrescentadas à vida de cada brasileiro e brasileira.

Que o nosso Eterno e bom Deus atue como o ponto central da bússola, apontando o caminho para uma vida mais autêntica.


Assista ao vídeo dessa música:


  • Marcelo Santos

    Mestre em Educação pela Universidade Interamericana (2019). Especialista em Teologia e Missões pela Faculdade Latino-Americana (FLAM - 2023), pós-graduando em Terapia de Casais pela Faculdade Prisma e Bacharel em Teologia pelo Centro Batista de Educação, Serviço e Pesquisa (CEBESP - 2020). Possui Extensão Universitária em Igreja e Missão, Educação Cristã e Aconselhamento pela FLAM - Faculdade Latino Americana (2021). Colunista do Chão da Vida e professor universitário na área de tecnologia e teologia em diversas universidades.