Amor - o princípio da ação cristã
Por Marcelo Santos
Créditos da imagem: FreepikA norma final da ação cristã é o senhorio de Cristo, mas devemos entender que a ação cristã deve ser guiada pelo amor. Este amor é a expressão ética da fé no Senhor Jesus Cristo. Esse amor tem dois lados, um lado é voltado para Deus e o outro lado é voltado para o homem.
O amor não existe isoladamente de todos os outros mandamentos do Senhor. Esse amor que Jesus demonstrou obedecendo ao Pai até a morte é a força motriz do cristianismo. É o amor que busca servir a Deus em obediência à sua palavra. É o tipo de amor que honra a Deus e sua palavra acima de qualquer outra preocupação. Este amor busca agradar a Deus até quando não for confortável para a pessoa em questão.
Amor ao próximo não é superior ao amor a Deus. Em resposta à pergunta “Qual mandamento é o maior mandamento”, Jesus respondeu de forma enfática sobre o amor.
Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? " Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas". (Mateus 22:35-40)
Quando amamos genuinamente a Deus, automaticamente amaremos o vizinho. O problema é que a maioria dos professos de amor a Deus são hipócritas em suas atitudes especialmente quando chega onde a justiça é exigida.
Mestre em Educação pela Universidade Interamericana (2019). Especialista em Teologia e Missões pela Faculdade Latino-Americana (FLAM - 2023), pós-graduando em Terapia de Casais pela Faculdade Prisma e Bacharel em Teologia pelo Centro Batista de Educação, Serviço e Pesquisa (CEBESP - 2020). Possui Extensão Universitária em Igreja e Missão, Educação Cristã e Aconselhamento pela FLAM - Faculdade Latino Americana (2021). Colunista do Chão da Vida e professor universitário na área de tecnologia e teologia em diversas universidades.