Anônimos de Deus

Por Joel Marc

Anônimos de Deus

Você já parou para pensar quantos homens e mulheres foram usados por Deus no desenrolar da história da humanidade e nem sequer foram citados nas notas de rodapé de um livro? Por exemplo, há uma gama de pregadores anônimos para além de Lutero que auxiliaram na divulgação dos ideais da Reforma Protestante, mas geralmente o único nome citado é o do Martinho.

Em Atos, também temos um pequeno vislumbre de quem foi Ananias, quando este tem a rápida honra de ser mencionado por uma única vez. Ele é alguém secundário na narrativa, um personagem que aparece apenas para orar por Saulo e depois desaparece na história. Pergunto-me: será que ele não fez nada mais que merecesse ser contado?

Quantos outros homens e mulheres foram importantes no suporte ao apóstolo Paulo ou a outros discípulos e sequer tiveram seus nomes citados. O que importa é que eles e elas estavam lá fazendo a diferença e vivendo em missão.

Certa vez perguntaram a um grande maestro qual instrumento era essencial em sua orquestra. Todos imaginavam que ele fosse responder que seria o piano que faz o solo, ou o primeiro violino que se destaca sobre os demais em sua linha melódica. Porém, para a surpresa de muitos, o sábio maestro respondeu: “O segundo violino, pois é ele quem dá suporte para que os demais instrumentos possam brilhar.”

Achei essa resposta incrível e me lembrei que por trás de todo grande espetáculo existe uma equipe que cuida dos bastidores, por trás de todo grande livro existe revisores e editores, por trás de todo filme premiado existem estagiários e profissionais anônimos que passaram noites e dias sem dormir para que a grande obra final ganhasse forma e reconhecimento. Em outras palavras, todo grande espetáculo necessita de protagonistas, mas acima de tudo, de “segundos violinistas”.

Você certamente não sabe o nome da mãe de Barack Obama, ou de quem cuidou da educação de Napoleão Bonaparte. Não sei quem foi a melhor amiga da Princesa Isabel ou quem aconselhou Elvis Presley em dias que talvez ele pensasse em parar de cantar; mas tenho certeza de que nos bastidores de todo grande nome que entrou pra história existem pessoas tão especiais quanto, fazendo a diferença por trás das cortinas vermelhas da vida. Ninguém vê, não é citado, mas vive uma vida relevante e revela virtude no chão da existência, afinal nenhuma história é feita só de protagonistas.

Talvez eu e você não teremos o nosso nome citado no jornal ou seremos coroados com medalhas de mérito, todavia que sejamos nós, no dia a dia, os heróis que não usam capa, os apoiadores de sonhos, os que semeiam esperança na vida dos desamparados. Desconfio que as pessoas mais nobres desta terra talvez nunca pegaram em um microfone ou fizeram grandes discursos, entretanto foram usadas por Deus nas coisas simples e pequenas do dia a dia para revelar amor, esperança e transformação na vida daqueles que seriam citados como protagonistas.

  • Joel Marc

    Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.