Medo do desconhecido.

Por Joel Marc

Medo do desconhecido. Créditos da imagem: Ambermb por Pixabay

A sensação de estar sempre no controle é um sentimento muito presente e cobiçado em nossos dias, conhecer é em certo sentido não estar mais tão vulnerável a surpresas. O desconhecido pelo contrário é aquilo que está no campo do imprevisível do não alcançável.

Existem pessoas que não apenas lidam bem com o novo como almejam em todo tempo ter novas sensações, novas coisas, novos empregos, novos lugares, novos "novos", são pessoas com personalidade forte de desbravador.

Do lado oposto, existem aqueles como bem apresentados na animação "Os Croods – Uma Aventura das Cavernas" que aprenderam a viver na segurança e conforto do "mundo conhecido", de forma que tudo o que lhe é novo (desconhecido e não mapeado) lhes causa sensação de pânico e temor.

Medo do desconhecido

Se por um lado, um extremo desbravador pode chegar a nunca sentir a sensação de contentamento - caso a busca excessiva por novidade não o permita se sentir grato com o que já tem - por outro lado, os que vivem na sombra do “Medo do desconhecido" podem nunca sair da “caverna de Platão”, fazendo do seu universo, o pequeno mundo onde se sente confortável (quarto, rede social, casa dos pais, primeiro emprego e etc.) e automaticamente dizer que tudo lá fora é pavor e perseguição.

É preciso coragem para sair da cidade da destruição chamada medo, é preciso bom ânimo para atravessar o deserto da insegurança, é preciso fé para contemplar que atrás da montanha da superação existe uma terra chamada "Novo de Deus", que a nossa Canaã pessoal seja não só um lugar a se chegar, mas um jeito novo de caminhar - ao lado daquele que nos toma pela mão direita e nos diz: ”Não tema, eu sou contigo.”

Coragem não é ausência de medo. É seguir e continuar caminhando mesmo quando o medo se faz presente.

Esforça-te e tende bom ânimo!

Siga em frente.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (II Timóteo 1.7).

Indicação: Animação Fears, feita pelo ilustrador da Califórnia, Nata Metlukh, ensina não só que não devemos encarar os medos como nossos inimigos, mas que existem benefícios em aprender a conviver e controlá-los. Disponível no seguinte link: https://vimeo.com/126060304

  • Joel Marc

    Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.