NOSSO AMIGO, Nosso Charles!

Por Joel Marc

NOSSO AMIGO, Nosso Charles! Créditos da imagem: Sajjad Saju por Pixabay

“Em cada um dos meus amigos há algo que apenas outro amigo pode fazer surgir plenamente. Sozinho, não sou grande o bastante para convidar o homem a trazer este algo à tona; preciso de outras luzes que não a minha para revelar todas as suas facetas. Agora que Charles (Willians) está morto, jamais tornarei a ver a reação de Ronald (Tolkien) ante uma piada específica de Charles. Em vez de ter mais de Ronald, tendo-o " só para mim" agora que Charles se foi, tenho ainda menos de Ronald (...) "

Esse trecho acima faz parte do Livro “Quatro Amores " do escritor C. S. Lewis , quem me conhece um pouco mais de perto sabe que o Lewis é um dos meus autores favoritos. C. S. Lewis fazia parte de um famoso círculo de amigos chamado "Inkligs”, que incluía J.R.R. Tolkien autor de "O Senhor dos Anéis", e também Charles Williams, que morreu de uma forma inesperada depois da Segunda Guerra Mundial.

Atualmente cada um de nós tem visto partir um “Charles” do seu convívio íntimo, a Pandemia do novo Coronavírus tem roubado eles de nós muitas vezes se permitir o despedir - e perder o outro é sempre perder uma parte de si. É ver-se em falta, perseguindo as memórias para tentar suprimir a dor.

Cada “Charles” que parte, leva um pouco das alegrias do encontro comunitário. Há reações geradas no outro/ e pelo outro, que não podem ser substituídas – tem risos que só o Charles sabe causar, tem choros que só o “Charles” sabe despertar, cada partida é dessa forma uma parte do Sagrado, da Imago Dei que deixamos de ver presente no nosso ciclo de amizade.

Falando em Amizade, a bíblia valoriza tanto a amizade genuína que chega a dizer que “há amigos mais chegados que um irmão” (Provérbios 18.24b) Há gente que sabe ser gente com a gente, que partilha a vida como se fosse nosso irmão gêmeo. Tem amigo que só de saber que vamos rever, já faz nosso coração sorrir, faz o semblante melhorar, faz a alma acalmar e a vida alegre ser.

A amizade é um presente que Deus deu à humanidade e não custa nada, mas ao mesmo tempo exige tudo. Ser amigo é doar-se e encarnar o abraço físico de Deus. Costumo dizer que se você vai domingo após domingo em uma igreja e ainda não fez nenhum Amigo, então você entendeu o Evangelho errado!

O próprio Jesus foi chamado de “Amigo dos publicanos e pecadores” ( MT. 11.19) porque ele valorizava o dedicar tempo junto na caminhada do chão da vida. No Novo testamento uma história entre amigos me cativa muito: quatro homens aparecem no relato do Evangelho de Marcos -capítulo dois - a carregar um paralítico para perto de Jesus - o milagre já estava em curso quando aqueles homens frente a possibilidade de pensar só em si, decidem unir a fé e pensar no outro. Jesus também foi cativado pela ação e sentimento daqueles homens, a cura se concretizou! Afinal, Jesus sabe o valor de uma verdadeira amizade, ele mesmo enfatiza aos seus discípulos: Não vos chamo mais servos, mas vos chamo amigos! (João 15.15)

Já dizia o Sábio que “é melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar- se! e se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. um cordão de três dobras não se rompe com facilidade” (EC. 4. 9-12 , NVI ).

NOSSO AMIGO, Nosso Charles!

Muitos estão vivendo dias difíceis e tristes, pois perderam o seu “Charles” nesta pandemia ( nos últimos dias que estou a escrever essa reflexão a minha cidade regrediu novamente a Fase vermelha e notícias de partidas de “Charles” são cada vez mais comuns). Sei que a perda faz a gente se privar e talvez não mergulhar tão intensamente nesse jeito bonito de amigo-ser, mas queria te lembrar que ainda assim, é melhor sentir a dor de ver partir um amigo querido, do que viver na indiferença de nunca um AMIGO verdadeiro ser/ter.

Permita ser amigo e fazer amizades genuínas, não fomos gerados para viver só, pelo contrário: Viver é partilhar, é dividir uma parte da existência com o outro - é ser com o outro! [Mesmo em meio a dor].

Com amor!

[Em Memória] de cada “Charles” que nos últimos dias vimos expirar.

Provérbios 27.09 : assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver . ( NTLH )

  • Joel Marc

    Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.