O Homem da Zona-Leste
Por Joel Marc
Perguntaram-me esses dias: - Joel, se você tivesse que contextualizar o Evangelho para contar aqui hoje, em São Paulo, como contaria?
Bom, acho que começaria assim (...)
Pode alguma coisa boa vir da "Zona Leste"? O Messias disse que sim! Ele caminha e anda por lá, e por lá tem seus discípulos - gente simples, que ninguém jamais imaginaria que seriam os arautos do Reino dos céus.
Olha só os "marreteiros", que antes gritavam vendendo seu material para conseguir o pão de cada dia, agora gritam as Boas-Novas e oferecem Pão Vivo sem cobrar a quem. Entre eles tem até um que antes era "fiscal", vivia cobrando imposto dos marreteiros e agora prefere dar do que receber.
A mãe de Jesus - Maria - por que não, negra? Onde foi que ouvimos dizer que é impossível ser negra e ser a escolhida? Nessa história tem “zelote” na esquerda e também na direita, gente pronta para pegar em armas e fazer revolução por meio da violência. Que engraçado! Jesus não escolhe nenhuma das vias ideológicas para revelar o Reino de Deus, pelo contrário, ele vive e encarna o AMOR!
Caminhando com Ele aprendi que não preciso ser nem comunista, nem capitalista, pois quando realmente aprendermos a amar, o capitalismo não será possível e o marxismo será desnecessário.
Esses dias saiu uma notícia marcante na revista “Veja”. A manchete dizia: “Igreja contemporânea quer matar Jesus da zona Leste!”. Ora, ora, não é pra menos! Ele foi logo dizer, no Sermão do Pico do Jaguará, que prosperidade não tem nada a ver com Evangelho e desagradou até aqueles que antes diziam segui-lo.
- Alguém precisa calar esse "Filho do Homem!" - disse um mercenário da fé em entrevista à Globo, fazendo sinal de “arminha na mão”.
Depois de alguns dias, Jesus entrou montado num jumento no "Templo de Salomão”. À primeira vista, gritaram e honraram o nome dEle, mas quando viram que Ele não tocaria o shofar, logo gritaram:
- "LULA LIVRE, LULA LIVRE !" Soltem Lula, prendam e torturem "O Homem da Zona Leste"!
Ele foi levado carregando toda corrupção do Brasil lá na “25 de março”, tinha gente de toda parte numa bagunça danada pra ver e zombar dEle.
Foi torturado por aqueles que gritavam "Queremos de volta a DITADURA!” - e olha só -, pendurado lá no madeiro, Ele amou e disse:
-Pai, perdoa-lhes. Eles acham que sabem o que falam, só porque estão no século 21.
Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.