O que é o Homem?⠀

Por Joel Marc

O que é o Homem?⠀

Essa pergunta que já permeou a mente de grandes filósofos e pensadores ao longo do tempo encontra sua máxima expressão no texto de Filipenses, capítulo 2, onde encontramos não uma resposta conceitual e hipotética, mas uma resposta que tem rosto, sentimento e ação: Jesus.

No processo conhecido teologicamente como kenosis (esvaziamento), Cristo por meio de ações em um estilo de vida que em tudo glorifica a Deus Pai, revela o que de fato é ser um homem segundo a vontade de Deus.

Jesus demonstra que ser homem não é sinônimo de ser orgulhoso, mas Ele vive e encarna a humildade (João 13). Com Ele aprendemos que não é proibido ao homem chorar (João 11.35), ao contrário, isso demonstra humanidade.

Em uma sociedade permeada por uma masculinidade acostumada a humilhar mulheres para sentir-se mais homem, Jesus contraria a lógica adâmica dignificando-as em suas falas, acolhendo-as (João 4) e revelando que elas são filhas amadas de Deus. Jesus, durante todo o tempo, mostra em ações que dignificar as mulheres e honrá-las não o torna "menos homem".⠀

Para ser um homem segundo a vontade de Deus é necessário que o seu olhar esteja em Jesus, no seu estilo de vida. Só assim poderemos compreender que ser homem também é ser gentil, amoroso, respeitoso, amigo, responsável e acolhedor. É também ser sensível e quebrantado pelo Espírito Santo.⠀

Paulo demonstra em Romanos que Jesus inaugurou um novo jeito de viver humanamente, um estilo de vida que rompe todo o legado pecaminoso deixado por Adão. Ele diz:

“Se pela transgressão de um só [Adão] a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.” ( Rm: 5.17-18).

A despeito disso, que nós homens possamos fazer uma autoanálise, nos perguntando ainda hoje: O quanto já somos homens parecidos com Jesus? Qual natureza é mais evidenciada em nossas ações: a que aponta para a Adão ou a que aponta para Cristo?

Que Jesus seja tudo em todos, para a glória de Deus.

  • Joel Marc

    Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.