Tudo Muda se a gente Muda.

Por Joel Marc

Créditos da imagem: Freepik

Nos primeiros dias de 2021, uma das primeiras canções que me veio à memória foi a canção “Tudo Igual" - do Paulo C. Baruk. Essa canção tem o seguinte verso: “ Ano novo, vida nova, mas se a gente não for diferente, tudo vai ser igual”; de fato o mundo não mudou automaticamente das 23:59 do dia 31 de dezembro de 2020 para as 00:00 do dia 1º de 2021. Continuamos a lidar com uma pandemia que já levou a óbito milhares de pessoas, lidar com as incertezas da vacinação, com as crises e polarizações políticas, com o medo, a insegurança, as ansiedades e o desamor. Pense comigo, o que poderia de fato mudar nessa transição anual?... Creio que a nossa postura frente às circunstâncias desafiadoras da vida.

Tudo Muda se a gente Muda.

Quem nunca ouviu aquele famoso ditado: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, exatamente isso, nada muda se você não muda! Quando Paulo fala aos Romanos sobre uma novidade de vida (Rm: 6.4) ele fala sobre uma transformação integral no nosso modo de ver, ser e viver. O Espírito Santo passa literalmente a ensinar-nos a olhar como Jesus olha, o que demonstra que conhecer a Jesus é muito mais do que ler textos sobre ele, é passar a viver uma vida no Espírito que transforma a nossa existência em todas as áreas da vida. O Evangelho é ao mesmo tempo uma afirmação acompanhada de um convite: - Você pode mudar! Você quer mudar?

O início de um novo ano pode ser a possibilidade de iniciarmos novos hábitos, pode ser a oportunidade de reflexão para fazermos diferente. Se um sábio disse certo dia que “não há nada novo debaixo do céu”, quem sabe nova possa ser não as coisas físicas, mas a nossa maneira de viver as paisagens e experiências já conhecidas nessa existência passageira.

Recentemente algo que me chamou muita atenção no filme “Soul”, uma animação lançada pela Disney no final de 2020, a história que começa narrando as inquietações de Joe - um pianista frustrado - sonhando em viver momentos fantásticos e indescritíveis na busca de se tornar famoso, mas que com o desenrolar da história mostra-se com uma nova ótica e agora passa a ver coisas incríveis na simplicidade do comum - talvez seja esse um grande paradoxo da vida: descobrir que fantástico não são apenas as sensações que não conseguimos atribuir nome, mas experiências comuns (como um abraço) que aprendemos a grato ser.

“Gratidão” pode ser uma das melhores mudanças de lente que podemos passar a ter em 2021, talvez quase nada mude externamente, mas se dentro de nós algo mudar - então tudo muda!

Triste é lembrar que na antiguidade - durante 40 anos no deserto - uma geração inteira de israelitas viveu e reviveu os mesmos ciclos sem alterar a postura, lente e forma de viver. Estradas conhecidas sempre farão parte da nossa trajetória aqui na terra, pode ser que para chegar a Jerusalém você tenha que passar novamente por Samaria, mas qual será dessa vez, a sua forma de tratar a mulher a tirar água do poço sob o sol forte do meio dia? Pode ser que você volte a passar pela estrada perigosa de Jericó, [já conhecendo os buracos e a presença dos assaltantes] facilmente conseguiria repetir a ação de passar a largo, não acolhendo, não ajudando e não amando o homem caído e ferido no chão da vida - ou talvez você faça diferente – busque no bom samaritano sua inspiração.

Estradas iguais, comportamentos diferentes! Tudo muda se você muda.

ORAÇÃO

Cristo quer operar em nós uma mudança de enxergar e viver cenários iguais, com novas cores, novos tons, novas percepções. Permita-se enxergar a vida com um novo olhar, o olhar de Jesus.

  • Joel Marc

    Graduado em História pela Faculdade Sumaré e bacharel em Teologia pela FLAM (Faculdade Latino Americana). Possui Extensão Universitária em História Judáica pela PUC-SP. Após atuar durante cinco anos como livreiro e mergulhar no universo dos livros cristãos, ingressou em 2019 como professor na Escola Pública do Estado de São Paulo. Atualmente é professor das disciplinas de História e Filosofia no colégio cristão Kairós e produtor de conteúdos terceirizados para plataformas de banco de questões modelo Enade, na área de tecnologia.