Não está tudo bem

Por Marcelo Santos

não está tudo bem

“Em meio as aflições
Seja qual for minha sorte
Tu me ensinaste a dizer

Está tudo bem, a minh'alma está tão bem
Está tudo bem, a minh'alma está bem”

Trecho da Música “Está Tudo Bem” (Fábio Sampaio)

Quando pensamos nas promessas de Deus, costumamos pensar em perdão, misericórdia e vida eterna. Mas Jesus nos prometeu algo mais: “No mundo tereis sofrimento (aflição).” ( João 16:33 ).

Tão seguros quanto a morte, os impostos e o amor de Deus pelos pecadores, nós sofreremos - e em alguns momentos, não estará nada bem - Jesus garante isso.

Para muitas pessoas, Deus e o sofrimento não são compatíveis.

Se Deus existe, eles raciocinam, então não deveria haver sofrimento, pois como um Deus bondoso e amoroso poderia permitir isso?

Mas o verdadeiro Deus não é estranho à dor.

O Filho permitiu que Seu corpo fosse atormentado e torcido pelo instrumento de tortura mais horrível do mundo antigo, a cruz.

Ele sentiu a perplexidade desesperada, a solidão e a dor no coração quando os seus discípulos fugiram e o abandonaram na cruz - mesmo depois de tudo o que viveram juntos.

Ele sentiu alterações de humor.

Ele se submeteu a todas as nossas quimioterapias, à dor do processo de divórcio, às nossas rejeições e fracassos.

No Getsêmani, Jesus andou na pele de cada negro que sofre discriminação por conta da sua cor de pele. Ele conhece a humilhação da segregação e da discriminação de dentro para fora, inclusive nas terríveis histórias da humanidade, como dos que morreram  nas câmaras de gás no Holocausto e em todos os outros casos de genocídio ao longo do tempo.

Jesus foi rejeitado pelas pessoas a quem mostrou amor. Ele foi abandonado por Seus amigos mais próximos quando mais precisava deles. Ele recebeu um julgamento injusto e foi acusado de crimes que não cometeu. E, por fim, Jesus foi torturado e executado por Seus inimigos, tendo Sua própria mãe como testemunha, sem ter feito nada de errado.

Jesus experimentou intenso sofrimento, e Jesus é Deus em carne, então não podemos pensar nEle como estando distante do sofrimento. Jesus realmente escolheu sofrer para que um dia pudesse acabar com o sofrimento, além de nos oferecer conforto agora.

O sofrimento é inevitável neste mundo. Então, como podemos manter a esperança de que precisamos perseverar em circunstâncias difíceis?

Ao lembrar o que Jesus nos disse:

Aqui na terra vocês infelizmente devem passar por muitas provações, dificuldades e tristezas.

Em diversos momentos “não estará tudo bem”.

Mas tenha ânimo, porque Eu venci o mundo.

(Parafraseando João 16:33).

Jesus é a fonte de esperança que você precisa para perseverar nas coisas mais difíceis da vida.

Mesmo que não esteja tudo bem, podemos confiar no autor e consumador da nossa fé.

  • Marcelo Santos

    Mestre em Educação pela Universidade Interamericana (2019). Especialista em Teologia e Missões pela Faculdade Latino-Americana (FLAM - 2023), pós-graduando em Terapia de Casais pela Faculdade Prisma e Bacharel em Teologia pelo Centro Batista de Educação, Serviço e Pesquisa (CEBESP - 2020). Possui Extensão Universitária em Igreja e Missão, Educação Cristã e Aconselhamento pela FLAM - Faculdade Latino Americana (2021). Colunista do Chão da Vida e professor universitário na área de tecnologia e teologia em diversas universidades.