O futuro a gente escreve agora

Por Marcelo Santos

O futuro a gente escreve agora

Reconhecemos que nossa sociedade está repleta de numerosos grupos e comunidades que enfrentam a opressão sistêmica, e devemos agir. Devemos estar dispostos a admitir e a abordar as realidades complexas do nosso mundo e evitar a “preguiça espiritual”, que nos tenta a confiar em desculpas e soluções genéricas.

Infelizmente muitos evangélicos prestam um péssimo serviço à mensagem do evangelho de Jesus de Nazaré, simplesmente removendo o contexto cultural do ministério de Jesus, diluindo sua mensagem.

O amor pelos outros capacitou Jesus e seus seguidores a superar as injustiças sociais de seus dias. Jesus não estava apenas pregando uma mensagem universal de salvação para o mundo, mas também abordando questões políticas, sociais e raciais específicas. Ele estava ajudando aqueles que estavam sendo abusados, violados e oprimidos. Jesus abordou radicalmente os diversos e complicados conflitos da época.

Um outro exemplo pode ser visto a partir do apóstolo Pedro. Ele reconheceu que Cornélio, um oficial militar romano - com quem a lei judaica o proibia de se misturar - era um filho amado de Deus e, portanto, compartilhava igualmente do amor de Deus.

Pedro aceitou o convite para ir à sua casa e disse a Cornélio, bem como aos que estavam com ele:

Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo. (Atos 10:34-35)

Ao reconhecer e participar ativamente da reconstrução da sociedade, abordando sobre  racismo, imigração, igualdade de gênero e diversas outras questões, estamos seguindo os passos de Jesus.

Não se trata de opor as causas sociais à mensagem do evangelho de Cristo, mas de cumprir os ensinos de Jesus de Nazaré, pois “o futuro a gente escreve agora”.



  • Marcelo Santos

    Mestre em Educação pela Universidade Interamericana (2019). Especialista em Teologia e Missões pela Faculdade Latino-Americana (FLAM - 2023), pós-graduando em Terapia de Casais pela Faculdade Prisma e Bacharel em Teologia pelo Centro Batista de Educação, Serviço e Pesquisa (CEBESP - 2020). Possui Extensão Universitária em Igreja e Missão, Educação Cristã e Aconselhamento pela FLAM - Faculdade Latino Americana (2021). Colunista do Chão da Vida e professor universitário na área de tecnologia e teologia em diversas universidades.